domingo, 25 de dezembro de 2011

O Carpinteiro e a Casa


Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu patrão sobre seus planos de deixar o serviço de carpintaria e construção de casas, para viver uma vida calma com sua família. Obviamente ele se ressentia da falta do salário mensal, porém, necessitava e merecia a tão sonhada aposentadoria. O proprietário da empresa lamentou o desligamento de um de seus melhores funcionários, entretanto considerou justa sua reinvidicação.

Como última tarefa a desempenhar, o patrão solicitou a ele que construísse ainda mais uma última casa e então, poderia afastar-se da labuta diária. 
O carpinteiro consentiu, mas, com o tempo, percebia-se nitidamente que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matéria-prima de qualidade inferior.

Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira !

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro dizendo: esta casa é sua, é meu presente pra você !

Que vergonha ! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relapso ! Agora, iria morar numa casa feita de qualquer maneira...

Assim acontece conosco. 
Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais do que agindo, desejando colocar menos do que o melhor.
Nos assuntos importantes, não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos...

Pense em você como um carpinteiro. Pense em sua casa. Cada dia você martela um prego novo. Coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente, pois da qualidade desta construção, depende diretamente o seu futuro !


A vida é um projeto de “ faça você mesmo”!
A sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado.

Sua vida de amanhã é o resultado de suas atitudes e escolhas que fizer hoje.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Amor próprio



O que é autoestima? No dicionário encontramos que autoestima é apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos. Mas, será que autoestima é somente isso?
Muitas pessoas não fazem as coisas por si, mas pelos outros, são as chamadas "marias vai com as outras". Devemos fazer as coisas pensando em nós, por nós; e não pelo o que as outras pessoas pensam e sentem pela a gente. Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar autoconfiança e amor-próprio. Posso ser amado por todos, mas posso não ter amor por mim. O que necessitamos no nosso dia-a-dia é amor-próprio. Precisamos parar de se depreciar, de achar que a vida não tem valor.
Autoestima é aceitar a vida e se auto-aceitar, é colocar a roupa mais "brega" que tem e mesmo assim se achar bonito.
Autoestima é ter um alto grau de confiança em si próprio. É passar a acreditar mais em você.
Óbvio que também não devemos se achar demais, se achar melhor que os outros e chegar ao ponto de arrogância.
Bem, devemos fazer aquilo que gostamos e que nos faz sentirmos bem sem deixar que a opinião dos outros influencie tanto na nossa vida. 
Vista-se como você gosta,  faça aquilo que você gosta independente do que os outros irão pensar. 
A vida é curta demais para deixar que a vivam por você.




sábado, 17 de dezembro de 2011

Para Refletir


Muitas pessoas já devem ter escutado essa música, mas poucas devem ter prestado atenção direito na letra dela. Por isso postei ela aqui para que refletissem.